SEMINÁRIO

IFI promove II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial

Objetivo é unir a FAB, as organizações da Indústria Aeroespacial e as instituições acadêmicas na busca por mais alternativas para o fomento industrial
Publicada em: 29/06/2023 14:23
Imprimir
Fonte: IFI, servidor civil Alexandre Toler
Edição: Agência Força Aérea

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Desenvolvimento Industrial (CDI), promoveu, no dia 20/06, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de forma presencial e online, o II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial: Alternativas para o fomento e a coordenação da Indústria Aeroespacial. O seminário, parte integrante das atividades do Curso de Introdução aos Acordos de Compensação (CIAC), realizado no IFI entre os dias 19 e 23/06, contou com a participação de mais de 200 pessoas e teve como objetivo unir a Força Aérea Brasileira (FAB), as organizações da Indústria Aeroespacial e as instituições acadêmicas na busca por mais alternativas para o fomento industrial.

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, fez a abertura do evento e destacou a relevância da indústria aeroespacial no país. “Aproximadamente 60% das Empresas Estratégicas de Defesa [EED] atuam no setor aeroespacial, sendo que 25% de todas as EEDs são empresas exclusivas do segmento aeroespacial”. Em seguida, aconteceu a Cerimônia de Lançamento do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer), um sistema de informações gerenciais totalmente desenvolvido pelo IFI em que estão cadastradas empresas aeroespaciais e de defesa com suas capacidades tecnológicas e industriais, possibilitando ao Instituto fornecer assessoria para diversas iniciativas de fomento ao setor aeroespacial brasileiro.

O Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta ministrou uma palestra sobre o Papel do Comando da Aeronáutica no Fomento da Indústria Aeroespacial Brasileira e, na sequência, foi apresentado o processo de Análise Empresarial realizado pelo IFI. Ainda, o Presidente-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), General de Divisão Aderico Visconte Pardi Mattioli, proferiu a palestra que teve como tema: “A Importância do Conhecimento das Capacidades e Necessidades Tecnológicas e Industriais da Base Industrial de Defesa”.

Na parte da tarde, os trabalhos foram reiniciados com a palestra “O Mapeamento das Capacidades da Indústria Aeroespacial Brasileira”, proferida pelo Coordenador do Grupo de Estudos Pró-Defesa IV do Ministério da Defesa (MD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Doutor Marcos José Barbieri Ferreira. Em seguida, o Adjunto da Coordenadoria de Gestão da Inovação (CGI) do DCTA, Tenente-Coronel Aviador Breno Ricardo de Araújo Leite, fez uma breve apresentação sobre o processo de transferência de tecnologia para a Base Industrial de Defesa.

O organizador do II Seminário de Fomento da Indústria Aeroespacial, Chefe da CDI do IFI, Capitão Aviador Daniel Jorge, lembrou da importância do Instituto na própria busca pela inovação tecnológica da indústria. “Por meio do IFI e do DCTA, buscamos estimular o desenvolvimento da Indústria Aeroespacial Brasileira, importante parceira na busca pela inovação tecnológica da Base Industrial de Defesa”, concluiu.

IFI e Indústria Aeroespacial

O IFI, representando o DCTA e a FAB, estabeleceu ao longo do tempo uma relação de parceria e fomento à Indústria Aeroespacial Brasileira. Estimulando o desenvolvimento desse setor, o Instituto tem prestado um serviço essencial ao país. “Dentro dos programas da FAB, a atuação do IFI garante a obtenção dos produtos tendo em vista os requisitos delineados pelo Comando da Aeronáutica. Com relação ao fomento à indústria, é o IFI que guia toda a parte de qualidade dos produtos apresentados pela indústria nacional, fortalecendo ainda mais a capacidade desse segmento”, comentou o Major-Brigadeiro Malta.

Fotos: Soldado Lima/ DCTA